Notícias

Conheça 7 produtos de empresas brasileiras para combater a Covid-19

Roupas, antisséptico bucal e gel para pets estão entre os itens disponíveis no mercado

Ao longo de todos esses dez meses em meio à pandemia do novo coronavírus, projetos desenvolvidos pela indústria brasileira têm trazido aliados importantes no combate cotidiano à doença.

Apesar de seguros à saúde e ao meio ambiente, porém, é importante ressaltar que esses produtos não substituem as orientações sanitárias e de higiene indicadas pelos órgãos competentes no combate à Covid-19.

Confira abaixo alguns desses itens disponíveis no mercado:

Película antiviral

O Microbioffilm é uma película transparente, aplicável em qualquer superfície (balcões, armários, mesas, cadeiras, maçanetas e corrimões), que inativa micro-organismos, pois conta com aditivos em forma de nanopartículas e capacidade antiviral, auxiliando na redução da proliferação do novo coronavírus. Sua empresa recomenda substituição do material em até 6 meses e, caso seja danificado, a troca deve ser imediata. Quanto à limpeza da película, deve ser feita com uma flanela, água e sabão neutro.

Roupas antivirais

Quem também entrou na luta contra a Covid-19 foi o mercado têxtil, com roupas e máscaras com tecnologia antiviral que atestam 99,9% de inatividade do vírus em 1 minuto de contato. O tecido conta com acabamento tecnológico que promove a ruptura da membrana e inibe o crescimento e a persistência do vírus na malha, além de bloquear sua ligação às células hospedeiras, impedindo que esse micro-organismo libere seu material genético no interior do tecido e reduzindo a sua capacidade infecciosa. A tecnologia antiviral tem proteção comprovada que se estende por, no mínimo, 50 lavagens, e devido à sua ação antibacteriana, inibindo odores, dispensa a necessidade de ser lavada a cada uso.

Revestimento antiviral de ônibus

Esse tecido de revestimento, aplicável em bancos, balaústres, cortinas e passadeiras, conta com a tecnologia do fio Amni®️ Virus-Bac OFF, da Rhodia, que possui ação antibacteriana e antiviral permanente, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus e os coronavírus. Esse material, de efeito comprovado por laboratórios, diminui as chances de contaminação cruzada: aquela em que a pessoa infectada coloca a mão em uma superfície e, em seguida, outra toca no mesmo local, correndo o risco de contrair a doença. A empresa responsável atua tanto na adaptação de veículos urbanos quanto rodoviários, e na venda dos produtos de maneira avulsa ou em kits.

Acrílico antiviral

Esse acrílico conta com nanotecnologia capaz de eliminar 99% dos vírus. Suas características são próximas às do acrílico convencional, mantendo, assim, seu grau de transparência e permitindo os mesmos processos de beneficiamentos como corte, dobra e moldagem, sem perder sua capacidade antiviral. Durante a fabricação, o material recebe um composto por cobre nanoparticulado, que funciona como um ímã, atraindo o vírus e inativando a ação viral em 30 segundos. São necessários 30 segundos para que o vírus seja desativado e deixe de oferecer perigo a outras pessoas que encostem naquele material.

Antisséptico bucal

O Detox Pro, antisséptico bucal desenvolvido pela Dentalclean, tem eficácia clinicamente comprovada na redução da carga viral do Sars-CoV-2 na boca. Graças à tecnologia PHTALOX® em sua fórmula, o produto ativa o oxigênio molecular e ajuda na eliminação de bactérias e outro vírus na região.

Estojo esterilizador

Por meio de três LEDs Ultravioleta Tipo C, esse estojo esterilizador multiuso elimina até 99,9% de micro-orgnaismos como vírus e bactérias presentes nas superfícies dos mais diversos tipos de objetos que passarem por ele. O item contém um sistema de segurança que evita exposição indesejada à radiação, além de dispor de cabo USB-C que lhe permite ser ligado a carregadores de celular convencionais.

Gel para animais

Um dos produtos desenvolvidos para proteger cães e gatos de estimação em tempos de pandemia é o "álcool gel" para pets Alcat Pata 70, aplicável para higienizar o pelo e as patas desses animais. O material é de uso específico para os bichos e não há problema se o animal o lamber ou cheirar, já que sua fórmula não apresenta a toxicidade do álcool gel comum. Segundo a empresa, o gel é eficaz contra 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o Sars-CoV-2.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9965 4.9976
Euro/Real Brasileiro 5.3969 5.4049
Atualizado em: 28/03/2024 10:31

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%