Notícias

Como se reinventar para driblar a crise em 2020

Não dá para ficar de braços cruzados, esperando a crise passar. É hora de buscar soluções e se lançar em novos caminhos, mesmo que isso implique romper padrões antigos e sair da zona de conforto

Desemprego, redução de salários, autônomos e microempreendedores sem poder trabalhar devido às medidas de isolamento social...

Os elementos acima compõem um cenário econômico nada otimista, motivado por uma crise sem previsão de término, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dados ajudam a entender a dimensão do problema: um levantamento feito pelo Sebrae revelou que pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em função da crise.

Visando amenizar os danos à economia, o governo federal lançou um auxílio emergencial no valor de 600 reais para trabalhadores informais, autônomos e MEIs.

Porém, muitos não têm acesso à ajuda modesta, pois o auxílio é destinado somente a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e que não declararam imposto de renda em 2019, entre outros requisitos.

A grande questão é que não dá para ficar de braços cruzados esperando soluções milagrosas.

Falar em “sair da zona de conforto” pode até ser um clichê...mas nunca fez tanto sentido como no momento que estamos vivendo.

É preciso buscar novas ideias, sem medo de arriscar, para conseguir sobreviver e crescer em tempos difíceis.

Reinvente sua vida financeira para sobreviver à crise

O termo “mundo pós-pandemia” vem sendo cada vez mais utilizado. Ele contém a noção de que o mundo não será o mesmo após a crise do Covid-19, seja no cenário econômico mais amplo ou a nível individual.

Você já parou para pensar na sua vida financeira pós-pandemia? Essa é uma ação necessária a todos, em especial àqueles que tiveram suas finanças seriamente impactadas pela crise.

Mas, o que seria exatamente “reinventar a vida financeira”? É inovar na forma de pensar, quando o assunto é ganhar dinheiro, buscar novas oportunidades.

Para alguns, isso significa abandonar a ideia do “emprego fixo” e começar a pensar em um negócio próprio, considerando o capital e recursos disponíveis.

Já aqueles que tiveram seus salários reduzidos devem pensar em diversificar as fontes de renda, tanto para recuperar as perdas quanto para ter mais estabilidade no futuro.

E não podemos esquecer dos empreendedores, que precisam encontrar novos formatos, recursos tecnológicos e estratégias para dar fôlego a seus negócios.

A internet como aliada no enfrentamento da crise

Não tem como falar em oportunidades para ganhar dinheiro sem citar a internet e o marketing digital.

Algumas pessoas ainda vêem o tema com desconfiança, pois acreditam que tudo se resume a esquemas de pirâmide e golpes de todo tipo.

Sem dúvida, há muitas promessas falsas no universo do marketing digital. Porém, também é verdade que existem diversas maneiras honestas e viáveis para obter renda extra ou mesmo encontrar um novo meio de vida online.

Portanto, quem pretende se reinventar para sair mais forte da crise deve olhar com atenção para segmentos como o marketing de afiliados e o comércio eletrônico.

Vale mencionar que hoje temos recursos que simplificam o processo de criação e manutenção de lojas virtuais, permitindo que mesmo pessoas leigas possam vender pela internet com segurança.

Sem falar no marketing de conteúdo (manter um blog da empresa, por exemplo), que é uma ótima estratégia para negócios que precisam captar mais clientes, mas não dispõem de grandes recursos para investir em publicidade.

Ideias para geração de renda

O levantamento citado, feito pelo Sebrae, nos dá apenas uma prévia do impacto da crise do novo coronavírus sobre os empregos no Brasil.

Diante desse quadro, é provável que a dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho só aumente nos próximos meses, já que as empresas terão que cortar custos a fim de compensar as perdas (ou seja, devem contratar menos).

Para quem saiu da estabilidade de um emprego CLT, pensar em soluções para obter renda por conta própria parece mais razoável do que investir apenas na recolocação profissional. Aliás, é possível conciliar as duas coisas.

Já para aqueles autônomos que não tinham uma reserva de emergência e estão literalmente no zero, encontrar novos caminhos para ganhar dinheiro é uma questão de sobrevivência.

Felizmente, há diferentes meios que possibilitam isso, seja na internet ou no mundo offline. Tanto para quem precisa ganhar dinheiro rápido e não tem capital para investir quanto para aqueles que podem pensar em um negócio mais estruturado a médio prazo.

Opções que não exigem investimento

Dar aulas particulares pela internet (de idiomas e reforço escolar, por exemplo) é uma opção. Existem plataformas que fazem o processo de intermediação entre alunos e professores.

Outra alternativa para quem precisa de renda com urgência é oferecer serviços como freelancer em sites especializados. O leque de possibilidades é amplo, incluindo as áreas de design, escrita e revisão de textos, serviços de assistente virtual, tradução e elaboração de contratos, entre outros.

Ideias de negócios digitais

Como vimos, a internet oferece oportunidades reais e honestas de lucrar. Montar um negócio online pode ser o melhor caminho para quem busca uma fonte de renda passiva e pode esperar algum tempo até ter retorno.

Os chamados infoprodutos, como cursos online e e-books, são ótimas alternativas em tal sentido. É possível criar um infoproduto do zero ou vender produtos de terceiros, no segmento conhecido como marketing de afiliados.

Outra opção interessante são as lojas virtuais sem estoque, no sistema de dropshipping. Esse modelo permite vender produtos pela internet sem precisar ter um estoque físico nem se preocupar com o processo de envio.

As ideias acima foram tiradas do Blog 123 Dinheiro, especializado em conteúdos sobre geração de renda (online e offline).

O Blog tem dezenas de artigos que explicam passo a passo como colocar em prática formas inovadoras de ganhar dinheiro. Vale a pena visitar para buscar inspiração nesse momento.

Conclusão

A crise do novo coronavírus pegou a todos de surpresa — empresas, funcionários, autônomos, empreendedores e autoridades. O pior é que ainda não temos uma noção exata dos desdobramentos da pandemia e seus impactos.

Porém, não dá para ficar de braços cruzados, esperando a crise passar. É hora de buscar soluções e se lançar em novos caminhos, mesmo que isso implique romper padrões antigos e sair da zona de conforto.

A dica é buscar informações de qualidade e não ficar só na teoria: ao encontrar uma ideia que se adeque ao seu perfil, coloque em prática o mais rápido possível. Desse modo, você não vai apenas sobreviver à crise, e sim sair dela mais forte!

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 19:03

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%