Notícias

Liderança: o que prejudica o fortalecimento dos negócios?

Quem pensa que o crescimento dos negócios deve ser preocupação apenas do dono da empresa está enganado.

Fonte: InfoMoneyTags: negócios

Flávia Furlan Nunes

Quem pensa que o crescimento dos negócios deve ser preocupação apenas do dono da empresa está enganado. Em cargos de liderança, é importante atentar a isso também. Desse crescimento depende a existência (e sobrevivência harmoniosa) da equipe.

Levantamento realizado pela Robert Half mostrou que existem aspectos que prejudicam o fortalecimentos dos negócios e um deles é não considerar os efeitos da economia sobre os clientes. Eles também sofrem com as adversidades. Por isso, em um momento de turbulência econômica, como a crise vivenciada, pesquisar e compreender as ideias do seu público ajudarão a adaptar melhor seus produtos e serviços.

Sacrificar a qualidade também é prejudicial ao fortalecimento dos negócios, já que compromete a imagem do produto ou do serviço prestado. Não permita que a qualidade seja afetada porque a equipe está sobrecarregada.

Outros problemas
Confira abaixo outros fatores que prejudicam o crescimento da empresa e que foram apurados pela Robert Half:
  • Fazer os cortes errados: ao reduzir despesas, tome cuidado para não diminuir o nível dos serviços oferecidos ao cliente;
     
  • Tirar o foco da linha de frente: você tem certeza de que aquela pessoa em contato com o cliente está fazendo a abordagem de maneira correta? Se a impressão passada for errada, pode-se perder os clientes atuais e os em potencial. Não precisa nem comentar o efeito disso nos negócios;
     
  • Não pedir ajuda para ampliar os relacionamentos comerciais: quando for apropriado, envolva os membros de outras áreas com a equipe comercial. Isso levará a empresa a ampliar os relacionamentos com os clientes que já existem, assim como a identificar e contatar novos clientes potenciais;
     
  • Deixar funcionários de "mãos atadas": fortaleça a equipe, para que tome decisões que garantam experiências positivas para clientes e consumidores. Forneça informações sobre como solucionar dilemas, e analise as decisões dos profissionais que estão ao seu redor, informando o que fizeram corretamente e o que poderia ter sido melhor;
     
  • Não encantar seus clientes: sempre que puder, faça com que seus clientes saibam que são importantes e respeitados.
voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8054 5.8154
Euro/Real Brasileiro 6.59631 6.61376
Atualizado em: 19/04/2025 09:44

Indicadores de inflação

01/202502/202503/2025
IGP-DI0,11%1,00%-0,50%
IGP-M0,27%1,06%-0,34%
INCC-DI0,83%0,40%0,39%
INPC (IBGE)0,00%1,48%0,51%
IPC (FIPE)0,24%0,51%0,62%
IPC (FGV)0,02%1,18%0,44%
IPCA (IBGE)0,16%1,31%0,56%
IPCA-E (IBGE)0,11%1,23%0,64%
IVAR (FGV)3,73%1,81%-0,31%