Notícias

Se até a Receita Federal é digital, por que a sua contabilidade ainda é analógica?

A maior parte das empresas no Brasil ainda possuem processos fiscais e contábeis bastante arcaicos.

A maior parte das empresas no Brasil ainda possuem processos fiscais e contábeis bastante arcaicos. Embora a Receita Federal tenha iniciado há mais de uma década a digitalização das Notas Fiscais e das obrigações acessórias que são exigidas das empresas, a grande maioria ainda guarda a documentação impressa e possui muito trabalho manual para gerar estes controles e obrigações.

Mas se o Leão se modernizou, já passou da hora das empresas se modernizarem também.

Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, explica que um empreendedor ao optar por um sistema online de contabilidade consegue ser atendido em praticamente qualquer local e a partir de todo tipo de dispositivo. Desta maneira não há a limitação para o cliente de estar no escritório para fazer o envio das suas informações - além de facilitar o acompanhamento das obrigações como guias de pagamentos e balancetes em qualquer momento.

Segurança é uma das principais vantagens

O tema da segurança é bem recorrente, ainda mais quando falamos de dados financeiros e tributários. Marcos Rodrigues explica que hoje existem sistemas seguros para o giro destas informações uma vez que a contabilidade online utiliza recursos de criptografia para o acesso à plataforma de serviços, deixando o ambiente seguro para os clientes:

"Além disso servidores de alta capacidade com replicação de dados instalados em ambientes com alto grau de segurança, tanto para o acesso quanto para a infraestrutura de energia, ar condicionado além da redundância de links de comunicação."

Cada vez mais o papel está saindo dos escritórios

Em termos logísticos, a mudança do analógico para o digital na contabilidade traz modernidade para os empreendedores. O presidente do Contabfácil lembra que a época em que os escritórios das empresas possuíam grandes áreas para arquivos de documentação já está ficando no passado.As novas empresas, e em especial os pequenos empreendedores não podem prescindir da tecnologia que, normalmente, é o grande diferencial da sua operação;

"O empreendedor necessita de agilidade na transmissão de suas informações e sistemas de gestão que permitem o correto acompanhamento das suas obrigações, notificando-os de forma automática quando possuem documentos ou guias de pagamentos disponíveis no sistema. Esta tecnologia está em desenvolvimento acelerado e a cada dia novas informações e funcionalidades são incluídas na plataforma de maneira a trazer os conceitos mais avançados de gestão para a contabilidade do pequeno empreendedor." finaliza Marcos Rodrigues.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 20:54

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%